Melhor Professor do Ano ou "O Prémio da Vergonha!"
J.Ferreira
Mas Que Falta Faz Dar Uma Vassourada nestes Políticos de Meia-Tigela. nas próximas eleições, os portugueses têm mesmo que dar uma vassourada. Uma vassourada nos incompetentes dos políticos. Estes gajos destruiram a Carreira Docente, colocaram por terra a auto-estima dos professores e agora, sem mais nem menos, querem transformar a escola em espectáculo. QUE VERGONHA, senhor primeiro-ministro. Os professores não esperam prémios porque sabem que é difícil descobrir, de entre centenas de milhar de professores, qual deles é o melhor. Este Prémio é o prémio da "Vergonha Socialista". Sabemos que teve um prémio uma licenciatura. Mas nós não queremos prémios. Queremos e exigimos um tratamento de dignidade.
Esta proposta é para os socialistas criarem uma feira de vaidades... Então? Vai premiar o melhor professor da escola mais degradada e do ambiente social mais difícil? Se "SIM", então apoiamos a ideia. Sobreviver num campo de batalha e com êxito, merece uma distinção de mérito. Já conseguir altos resultados em escolas de luxo (como a da Parque-Expo!) onde os filhos dos analfabetos não têm direito de entrar... isso já não é nada de excepcional.
Enfim. Todos sabemos que há muitos professores (anónimos) por esse país fora que, em faxe das condições adversas, fazem autênticos milagres educativos... Esses, sim, são excepcionalmente bons profissionais. Ninguém duvida. Mas sabemos também que "sem ovos não se fazem omoletas".
Afinal, quem vai determinar o prémio?
Com que critérios? O do absentismo? Ó pobres das mulhers professores que estão grávidas, que estão de parto... Ó pobres daqueles que tiverem de enterrar este ano alguns dos seus familiares... Já foram penalizados no Concurso para Professores Titulares... Agora serão penalizados de novo... É o Socialismo à Moda de Sócrates.
Na verdade, a forma como se tem comportado o Governo de José Sócrates tem transformado o Parlamento num autêntico "dormitório"... nada conta para este governo. Só conta o que quer fazer a MAIS INCOMPETENTES DE TODOS OS MINISTROS QUE PASSARAM PELA PASTA DA EDUCAÇÃO...
Oh, mas que saudades... Que saudades dos socialistas de António Guterres. Que saudades, sim! Saudades de gente competente como Marçal Grilo (Ministro da Educação do governo Socialistas de António Guterres). Esta MINISTRA DA EDUCAÇÃO passa o tempo a insultar OS MINISTROS SOCIALISTAS do tempo de António Guterres. Acusa-os de nunca terem avaliado os professores. MAS QUE GRANDE MENTIRA. DESDE O REMPO DE CAVACO SILVA QUE OS PROFESSORES SÃO AVALIADOS... Foi o Socialista António Guterres que retirou do Sistema de Avalaição dos Professores o que vinha do tempo de Cavacom Silva e que permitia o caciquismo e o compadrio. OS PROFESSORES SEMPRE FORAM AVALIADOS... Porém, esta equipa MENTIU AOS PORTUGUESES. ENGANOU TODA A GENTE MENTINDO. Como se a Mentira repetida se transformasse em Verdade. Já o Ministro da Propaganda de Hitler assim pensava. E Sócrates segue-lhe a prática. Depois da destruição do Sistema Educativo, José Sócrates aparece agora com mais uma MEDIDA DE PROPAGANDA ELEITORAL . Primeiro aplicou a BOMBA ATÓMICA e destruído o ânimo das tropas da Educação. Sim. Depois do que fez de "Destruição da Escola Pública" Sócrates quer fazer passar a ideia de que é um homem reconhecido e valorizador do mérito, como que um "Salvador da Pátria"!
E a vida em Portugal segue como se a sociedade se transformasse num autêntico circo... Depois de tantas trapalhadas na reforma do Estado, surge agora o prémio para de desempenho para o melhor funcionário público... como se de um reality show se tratasse.
Enfim... Será este o resultado dos ressacados com o resultado da eleição de "O Maior Português de Sempre"? Ou apenas querem entreter a sociedade com mais uma novela? Qual será o que vai ter mais audiência? "O Melhor Professor do Ano", "O Melhor Notário do Ano" ou "O Melhor Polícia do Ano" . Vamos lá... Toca a apostar...!
Sim... Agora que os apostadores do Totobola e do Totolotose deslocaram para o Euromilhões, o Governo parece ter descoberto "O Jogo do Mandato de Sócrates". Se a votação for por SMS (à boa maneira dos novos concursos democráticos) e os resultados dependerem do custo de cada SMS, bem que Sócrates pode dizer que descobriu a "Galinha dos Ovos de Ouro" para ajudar no combate ao maldito défice...
Enfim... Na ausência de melhores ideias para resolver os problemas da educação, após ter lançado publicamente esta genial ideia, (imagina-se que seja uma panaceia para combater o insucesso escolar... ou motivar os professores a quem o Ministério da Educação se fartou de maltratar...) o Governo de José Sócrates acaba de passar das intenções aos actos. Assim, o Governo de José Sócrates vai atribuir um prémio para "O Melhor Professor do Ano!... , para o qual, cremos que à semelhança de Hollywood, já devem ter começado as nomeações...
Que vão fazer os professores ? Desfilar pelas escolas, pavonear-se (junto dos executivos, dos dirigentes dos partidos, ...) para ver se conseguem uma nomeação? Que degradante. Enfim, mais uma iniciativa do Governo que internacionalmente apenas envergonha a classe. Sobreutudo quando nos chega ao conhecimento de que, a par destes prémios que seguramente serão merecidos, há professores obrigados a trabalhar com 2 e 3 cancros, a quem o mesmo Governo não resolve o problema... E, quando o faz, é apenas na sequência de processos incrivelmente morosos e desgastantes (se á que chegam a tempo da vítima chegar a beneficiar dos descontos que em vida efectuaram) quando não mesmo se transformam em autênticos escândalos através da comunicação social. Lembremos dois casos apenas: o de Manuela Estanqueiro, e o de Artur Silva, aos quais aqui prestamos a nossa singela Homenagem, não por serem "Os Melhores Professores do Ano" mas "Os Maiores Lutadores do Mundo", que, com cancro no corpo, lutaram pelo "Direito a Uma Vida Condigna" e denunciaram a falta de respeito pela vida, pelo cidadão, pelo indivíduo a que chegou o Estado de Direito Democrático... Que fizeram os governantes durante tempos e tempos, a estes e a outros cidadãos de outras áreas profissionais ? Resposta: ouvidos de mercador...
E que espera obter o governo com este "concurso" ? Simplesmente, obterem a absolvição moral da sua escandalosa atitude (incompetência) legislativa e assim lavar a sua mácula imagem do Governo perante os professores e os portugueses... a pensar nas eleições de 2009, claro!
Que benefícios se vai obter para a Educação com este concurso? Nenhuns. Simplesmente, cada vez menos, os professores terão tempo para se dedicarem ao que deveriam (ao trabalho com os seus alunos...), para entrarem neste jogo (criado por políticos, em jeito de Reality Show para ganhar audiências (leia-se, votos) e fazer as pessoas esquecerem as cotoveladas, pontapés e murraças que os mesmos actores deram, nos últimos dois anos, aos professores e a quem os representa...
Já não basta o que gastam na nomeação dos amigos, agora, vamos instituir prémios para os amigos...! Incrível.
Enfim... Sem comentários.
Acreditando que isto é mesmo para levar avante (à boa maneira de um governo tipo "Caterpillar!", perguntamos:
Como e com que base se avaliam os professores?
E já agora, admitindo que algum se vai candidatar (e por certo, como em todsos os grupos profissionais, haverá sempre quem esteja disposto a sujeitar-se a esta palhaçada, na expectativa de obter um reconhecimento social mais "pela competência que se fez parecer possui" do que "pela competência que se possui, de facto"... )
E o "factor C" voltará a ser o factor predominante na sociedade portuguesa. Trabalhar para a montra, para o faz-de-conta. Enfim... Quando os professores passam a ser actores neste processo mediático, estamos perante um autêntico Teatro.
Será feito um concurso por SMS... Quanto tempo vai durar a campanha de cada professor? Terão todos igualdade de oportunidades para concorrer a este prémio ou é apenas destinado a uns tantos, a uma elite (onde o compadrio reinará...)? Como obtrer uma nomeação? Será posta em marcha a mecânica dos aparelhos dos partidos?
Atribuir prémios... por proposta de quem? Como se pode propor umapessoa se não se viou o trabalho dos restantes? Aquando da nomeação para os "Oscares", todos os elementos do Júri conhecem a representação de todos os actores e, comparativamente, apreciam o trabalho realizado antes de os nomearem para os prémios... E mesmo assim, não há consensos... Agora, "O Melhor Professor do Ano"? Como se vai saber? Santa paciência que é como quem diz... Santa Ignorância... E assim o reinado do Senhor Primeiro Ministro vai perpectuar-se por mais uns anos... Triste demagogia...
— Ah, Sócrates! (filósofo!) que tanto grego gastaste para, afinal, nem mesmo os que se julgavam sábios te chegarem a compreender...
Bem hajam os professores que, sendo nomeados, tenham a coragem de lhes deixar o prémio na mão. Eu recurar-me-ía a tamanha feirta de vaidades... ou a tamanha humilhação!
Num país onde as escolas são marcadas pela desigualdade de meios e recursos, quem será o melhor professor? O professor que exerce funções numa escola da Parque Expo onde estão matriculados os alunos da elite e que dispõe dos melhores recursos possíveis (humanos, pedagógicos, didácticos, informáticos e materiais) que facilmente poderá obter os melhores resultados nos exames ou o professor da "Cova da Moura" ou de um qualquer outro bairro pobre e degradado onde o que mais há é a falta de tudo ... e que, sem recursos adequados ao sucesso escolar consegue formar cidadãos que académicamente não vão muito longe mas que evita que sigam os caminhos da marginalidade? Qual deles tem mais sucesso? Qual mereceria este prémio?
Mais... Se se quer apontar o Melhor Professor, pergunta-se:
Como vai ser afinal avaliado? Pelo Currículo? E... quem avalia os que vão avaliar os currículos dos professores candidatos? Como se vai decidir a atribuiação do prémio? Pelo número de faltas, como aconteceu com o concurso a professor titular?
Que provas de competências serão exigidas? Que tipo de currículo terão os avaliadores?
Não se compreende... Se não falta quem "meta a pata na poça"... há que haver quem tenha a coragem de "dar uma pedrada no charco!... Enfim... Com esta trapalhada, o Governo de Sócrates lá vai entretendo os portugueses, os jornais fazem notícias que lhe são favoráveis e fazem aumentar as intenções de voto nas sondagens — quem não admira os apresentadores de concursos que constantemente atribuem prémios aos concorrentres?!... — e a população vive neste mundo cor-de-rosa, à espera que um dia chegue D. Sebastião e lhes resolva os seus verdadeiros problemas.
É que, esses, José Sócrates parece ser incapaz de solucionar...
Enfim... Portugal está transformado num autêntico palco de circo...
Não admira que se faça tanta palhaçada!
...