Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Até que o Teclado se Rompa!

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

Até que o Teclado se Rompa!

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

J.Ferreira

Na sociedade actual, na ânsia de atingir a excelência, os políticos esqueceram-se que, as etapas que Jean Piaget definiu como sequenciais não poderão ser passadas por cima. Assim, podemos adiantar a chegada mais cedo de uma ou de outra, mediante estimulação. Porém, se uma se alcança mais cedo, não é garantido que se reduza a idade da chegada da etapa seguinte.

Assim, tanta pressa para a escolarização, leva a que muitos sejam inscritos na Escola em idade de desfrutar da descoberta sem o massacre académico e intelectual que foi instituído nas escolas com a passagem pelo Ministério da Educação, de umas senhoras de nome Maria de Lurdes Rodrigues e Isabel Alçada, de outros que lhe sucederam como foi o caso de Nuno Crato ou, do actual, Tiago Brandão Rodrigues.

As crianças precisam de tempo de recreio mas em recreios que sejam dignos desse nome. Porém, as condições físicas dos espaços onde as crianças passam as horas de recreio, durante os intervalos das aulas, em muitas das nossas escolas, são um autêntico pesadelo. É um autêntico massacre para o cérebro pois, dada a exiguidade de espaços cobertos, a criança submete-se a gritarias e ruídos durante mais de 20 minutos que ultrapassam os decibéis aceitáveis para uma mente sã... E ninguém se preocupa. Há algumas questões que fazem rir... Outras, que não menos! Eu cá, gosto especialmente desta questão...

Se os TPC ajudam a criança a tornar-se responsável, a decisão de não os fazer é sinónimo de irresponsabilidade ou, pelo contrário, pode ser encarada como uma opção consciente e responsável?

Muito do que aqui se diz demonstra uma faltas de conhecimento sobre o que se passa nas escolas... De facto, quem assim fala, não pode saber muito sobre como são e em que condições funcionam as nossas escolas.

É como se um médico se preocupasse com a picada de uma agulha de um paciente enquanto negligenciava o tiro que o paciente levou no coração!

Nas escolas, o dia a dia é de gritaria... Na maioria dos intervalos (porque a maior parte do tempo chove) as crianças precisavam, de facto, de brincar... e não têm condições para tal. Ou ficam nas salas ou amontoadas em espaços exíguos, submetidas a inadmissíveis decibéis que lhes atormentam os neurónios e enchem as suas cabeças de ruído e de impaciência... para aguentar mais uma hora de aulas... E lá se vai a sua capacidade de reter qualquer informação... Mas ninguém se preocupa...! Preocupam-se com os TPC e o peso das mochilas...!

Preocupam-se que tenham de ler um texto de meia hora (no livro) mas deixam-nos que passem duas ou três horas no computador, na Tablet ou no telemóvel... Isso, já não é preocupante? Não, claro que não! O que preocupa os pais é reconhecerem que são ignorantes e já não conseguem acompanhar o que os filhos aprendem nos dias de hoje porque as matérias complexas desceram de nível etário...

Mas há outras questões interessantes :

Serão os TPC uma forma de colocar todos os alunos em pé de igualdade ou aumentam ainda mais as desigualdades?

Claro que promovem a desigualdade quando há pais que têm filhos necessitados de melhorar as suas aprendizagens e não querem que os filhos trabalhem. Ora, meus caros, quando o médico lhes receitar que caminhem 1 hora por dia, não o façam... Quando receitar medicamentos, tomem-nos vocês... ou peçam ao professor que os tome! E o vosso filhinho vai curar-se, seguramente!