"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King)

13
Nov 16

TUDO SE EXIGE À ESCOLA... COMO SE FOSSE FEITA DE SUPER-HOMENS e SUPER MULHERES chamados de PROFESSORES. "Pretendem que A ESCOLA SEJA "um estabelecimento que deve ensinar a educação para o trabalho, educação para o trânsito, educação sexual, educação física, artística, religiosa, ecológica e ainda português, matemática, história, geografia e língua estrangeira moderna." PORÉM... "supor que uma instituição com essa carga de atividade seja capaz de dar conta daquilo que uma mãe ou um pai é que tem que ensinar a um filho ou dois é não entender direito o que está acontecendo.

A FUNÇÃO DA ESCOLA É A ESCOLARIZAÇÃO: "é o ensino, a formação social, a construção de cidadania, a experiência científica e a responsabilidade social. Mas quem faz a educação é a família. A escolarização é apenas uma parte do educar, não é tudo." E continuamos a ter pais que dizem sistematicamente: "Dantes é que se aprendia na escola"! Mas, quando confrontados com um simples trabalho de casa, depressa se dão conta de que, afinal, não aprendiam nada! Sim. Por isso temos a governar o país os diplomados de antigamente e ... estamos como estamos!

Nem a ter "boas maneiras" aprenderam a ver como se comportam os nossos parlamentares — lembram-se do "Estou-me cagando para o segredo de Justiça (Ferro Rodrigues ou do Ministro Manuel Pinho faz "cornos" à bancada do PCP na AR)? — Nem a ser cordiais e democratas aprenderam ... Agora, confrontados com a quantidade de conhecimentos que os filhos têm de adquirir, com a cada vez mais precoce exigência nos conteúdos e saberes, confessam:

"Ó professor... Eu não sei como se fazem essas coisas... No meu tempo não se aprendia nada disto". Claro que, quando se os ouve falar do "estado da educação actual" continuam a dizer "A antiga 4ª classe valia mais que o 12º ano de agora! É... ANEDÓTICO... INCOERENTE... diria mesmo ESTÚPIDO! Mas são os "pais" (leia-se, progenitores dos alunos) que temos! E não os podemos nem mudar... nem exportar: nenhuma criança de outro país os quereria!

publicado por J.Ferreira às 11:27

Novembro 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO